PT
Como tradição, reverenciamos tudo aquilo que nos encantou e nos fez ser o que somos. Mostraremos o caminho que percorremos para construir o conceito visual por trás da marca e sua essência.
Falar de tradição e pizza é falar de Napoli, não que ela tenha iniciado lá, vamos deixar essa briga para outra hora, mas foi onde ela se popularizou na forma como a conhecemos hoje. A marguerita é a mais famosa das pizzas napolitanas e seu sucesso também se dá por conta da tradição que envolve a sua criação. Em 1889, quando Margherita di Savoia, rainha da Itália, visitou a cidade de Napoli, o pizzaiolo Raffaele Esposito criou uma pizza em sua homenagem utilizando três ingredientes simples, que tinham as cores da bandeira italiana: tomate, muçarela e manjericão.
A Itália já teve diversas bandeiras, a maior parte delas com as consagradas faixas que conhecemos. Mas é na versão do reinado do rei Umberto I e a rainha Margherita di Savoia que mantivemos nosso foco. Aqui resgatamos a memória da Casa di Savoia, um cumprimento à rainha que tradicionalmente deu nome à mais famosa das pizzas.
Construimos uma marca histórica sem abrir mão de modernidade, uma marca cheia de significados sem esquecer sua aplicação comercial. Sua construção tipográfica é única e as serifas presentes dialogam visualmente com o novo símbolo, um cumprimento quase que literal à forma presente na bandeira italiana de 1894. A faixa tricolor alongada traz sofisticação e reforça a percepção italiana na marca.
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EN
As a tradition, we revere everything that enchanted us and made us what we are. We'll show you the path we've taken to build the visual concept behind the brand and its essence.
Talking about tradition and pizza is talking about Napoli, not that it started there, let's leave this fight for another time, but that's where it became popular in the way we know it today. Marguerita is the most famous of Neapolitan pizzas and its success is also due to the tradition that surrounds its creation. In 1889, when Margherita di Savoia, Queen of Italy, visited the city of Naples, pizza maker Raffaele Esposito created a pizza in her honor using three simple ingredients, which had the colors of the Italian flag: tomato, mozzarella and basil.
Italy has already had several flags, most of them with the consecrated bands that we know. But it is on the version of the reign of King Umberto I and Queen Margherita di Savoia that we have kept our focus. Here we recall the memory of Casa di Savoia, a compliment to the queen who traditionally named the most famous of pizzas.
We built a historic brand without giving up modernity, a brand full of meanings without forgetting its commercial application. Its typographic construction is unique and the serifs present visually dialogue with the new symbol, an almost literal fulfillment to the shape present on the Italian flag of 1894. The elongated tricolor strip brings sophistication and reinforces the Italian perception of the brand.
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Art Direction: Carlos Mello
Project: Brand and Visual Identity
Client: TRADIZZA
Agency: CEXM DESIGN
Year: 2021


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